quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Arquitecturas de computadores

A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características as mais diversas, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU adoptada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitectura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.




North Bridge

O northbridge (em em português: ponte norte), também conhecido como memory controller hub (MCH) em sistemas Intel (AMD, VIA, SiS e outros geralmente usam northbridge), é tradicionalmente um dos dois chips que constituem o chipset numa placa-mãe de PC, sendo o outro o southbridge. Separar o chipset em northbridge e southbridge é comum, embora existam instâncias raras em que ambos são combinados num único die quando a complexidade do design e os processos de fabricação o permitem.




South Bridge

O southbridge (em português: ponte sul), também conhecido como I/O Controller Hub em sistemas Intel (AMD, VIA, SiS e outros geralmente usam southbridge), é um chip que implementa as capacidades mais "lentas" da placa-mãe numa arquitectura de chipset northbridge/southbridge. O southbridge pode ser geralmente diferenciado do northbridge por não estar directamente conectado à UCP. Em vez disso, o northbridge liga o southbridge à UCP.


Resumo:

Chipset: É um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projectados para trabalhar em conjunto e que são geralmente comercializados como um produto único.

FSB: É o barramento que transporta dados entre a CPU eo northbridge.

DMA: É uma característica dos computadores que permite que determinados subsistemas de hardware no computador para acessar a memória do sistema para leitura e / ou escrita, independentemente da unidade de processamento central.

SouthBridge: É um chip que implementa as capacidades mais "lentas" da placa-mãe numa arquitectura de chipset northbridge/southbridge.

Northbridge: É tradicionalmente um dos dois chips que constituem o chipset numa placa-mãe de PC, sendo o outro o southbridge.

Sem comentários:

Enviar um comentário