segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Super Condutores

Supercondutores (SC) é uma propriedade física. De característica intrínseca de certos materiais, quando se esfriam a temperaturas extremamente baixas, para conduzir corrente sem resistência nem perdas, funcionando também como um diamagneto perfeito abaixo de uma temperatura crítica.







História

Esta propriedade foi descoberta em 1911 pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes, quando observou que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia quando resfriado a 4 K (-452 °F, -269,15 °C).
O recorde -cobre cuja temperatura de transição é de 138 K (ou -131º C). Para isso também se usa hélio líquido, material caro e pouco eficiente, o que impede seu uso em tecnologias que procurem explorar o fenômeno.atual, a temperatura mais elevada em que um material se comporta como supercondutor, é apresentada por um composto cerâmico de mercúrio
Em 1986, os fisicos da IBM Karl, Alexander Müller e Johannes Georg Berdnorz, conseguiram supercondutividade em uma cerâmica composta de bário, lantânio, cobre e oxigênio a 35 K (-238 ºC). Essa descoberta possibilitou um grande desenvolvimento nas pesquisas mundiais de supercondutores, no sentido de se conseguirem materiais que funcionem a temperaturas cada vez mais elevadas.





Tipos


Durante algum tempo pensou-se que todos os materiais supercondutores tivessem o mesmo comportamento, mas hoje conhecem-se dois tipos de supercondutores, os do tipo I, que abrangem a maior parte dos supercondutores metálicos (elementos puros e ligas), e os do tipo II, abrangendo todos os compostos cerâmicos e algumas ligas metálicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário